CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



domingo, 24 de outubro de 2010

Oficinas do Contaf 2010: Construção de forno catenário

O professor Francisco José Figueiredo apresentou a construção de um forno catenário bi-combustível (lenha e/ou gás).
Primeiro, ele traça as diretrizes para os pedreiros construírem a base de tijolos sobre a qual o forno será apoiado.

Com um molde metálico do arco catenário, ele inicia a construção da abóbada.

A primeira camada é de tijolos isolantes, dispostos pela sua espessura.

O molde é suspenso com tijolos, assim ficará mais fácil removê-lo quando o arco de tijolos estiver concluído. No interior, vê-se a grelha de tijolos ocupando todo o lado direito do piso do forno.

À esquerda, a saída da chaminé começa a ser construída.

O arco catenário é estruturado com tijolos refratários pesados, em forma de cunha.

Esta é uma estrutura que se sustenta por si mesma assim que o molde metálico do arco é removido.
A parede traseira do forno, quase construída.

Estes são os pôsteres expostos pelo professor Francisco Figueiredo.

O Prof. Francisco também fez uma simulação de queima por computador.

A chaminé, que deve ser 1,5 vez a altura da câmara.

Esta é a parede frontal do forno, com a entrada de gás à esquerda e a porta de tijolos removíveis ao centro.

O Professor Francisco Figueiredo e o forno concluído. Este forno atinge 1.100 graus.
Fotos: Luciana Chagas
Posted by Picasa

16 comentários:

  1. gostaria de receber por imail se possivel, a cartilha de como se construir um forno catenario , e sobre seu processo de queima do Professor francisco Figueiredo .

    Meu nome é Mozart Barbosa .
    sou de escultor de taubaté e pretendo construir um catenario de 2x2 !
    meu imail é ''planetamozart@hotmail.com''

    muito obrigado .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Estou iniciando na cerâmica e pretendo construir meu forno.Já fiz um desenho muito parecido com esse que voces construiram, porém, nada como a experiência e a prática que voces tem.
    O forno não consegue chegar a 1300 gráus?
    Pretendo queimar com lenha.
    Seria possivel voces me enviarem os desenhos para construção ?
    grato
    Gilson

    ResponderExcluir
  3. Muito bom .Parabéns. Gostaria de receber planta do forno catenario. Pretendo construir um de 2x2.Grato Gomes email rocafrangomes@ibest.com.br. Mais uma vez antecipadamente agradeço este especial obséquio. Gomes

    ResponderExcluir
  4. Olá Mozart, Gilson e Gomes:
    Infelizmente eu não tenho a planta e os desenhos, teria que entrar em contato com o prof. Francisco.
    No livro "Hornos para Ceramistas" de Daniel Rhodes, há alguns projetos de forno catenário.
    Um abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde
    Gostaria, assim como muitos que visitam sua pagina de saber onde posso encontrar um passo aa passo para construção de um forno como este de 2x2metros, pretendo empregar queima a gaz natural aqui no mato grosso do sul. Grato Jeferson Lemke, email: jeferson_labcer@hotmail.com skype: jeferson_lemke, muito obrigado e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Construi meu forno, porem precisava de um contato com o professor ou alguem da área, pois estou com problemas na regulagem. O forno é a gás. No aguardo

    ResponderExcluir
  7. Oi,sou Rogelio,ceramista.Moro na Espanha,Malaga.vou viajar para o Brazil ,en breve,e quero fixar a minha residencia en S.C. Desejari contatar pelo E-M ail con USFJ Oficinas do Contaf.Para ver se existe a posibilidade de algun tipo de colaboraçao.Eu estaria en dispociçao de enviar o meu curriculo vitae .Mais precisso me falem como posso contatar.
    meu correio e:rogeliokeramos@hotmail.com
    De outro lado dezir que o blog e uma autentica maravilha,tem tudo:fotos,trabalhos,espiritu cientifico e metodologia.!continuen assim!.Parabens.

    ResponderExcluir
  8. Sem brio profissional nenhum, nunca vi nada tao sujo na vida

    ResponderExcluir
  9. Como consigo o projeto do forno catenário??????

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Sou Paulo,de Varginha, e mesmo essa matéria do forno catenário ser de 2010, é super interessante, pois irei começar meu ateliê em cerâmica, e gostaria se possível, me informar onde foi adquirido, os tijolos refratários, e também saber se eu posso fazer o forno usando queimadores de infra vermelho?

    Att,

    Paulo

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia
    Sou Paulo de Varginha, e gentilmente, gostaria de receber por email se possível, um prospecto ou informações de como se construir um forno catenario , e sobre seu processo de queima do Professor Francisco Figueiredo , porem usarei queimadores a gás de infravermelho e não a lenha, preciso saber talvez a posiçao dos queimadores e quantos deverei usar (QUEIMADOR INFRAVERMELHO Gás GLP/GN LPG/NG 2250 kcal/h 8.900 BTS/h), também pretendo usar, um termômetro digital de fornalha industrial para melhor controle de temperatura.
    meu email é: robertotrolezzi@yahoo.com.br
    meu forno terá 1,20x1,50x 1,30mt.


    ResponderExcluir
  12. http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoenergia/Dissertacoes/2008/Gustavo_Nery.pdf

    Aqui fala que foram feitas apostilas ilustradas com o passo a passo da confecção do forno. Se alguem conseguir mais informações cmaruaia@gmail.com ,Catarina. Valeu

    ResponderExcluir
  13. poderia me mandar a cartilha de como construir esse forno sou iniciante na ceramica e gostaria de poder construir meu pro´prio forno meu email é mileidemell@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. olá sou iniciante na cerâmica e pretedno construir um forno próprio mas estou tendo dificuldade em desenvolver o projeto será que poderia me ajudar pois pretendo fazer esse forno e mais tarde ajudar minha comunidade introduzindo mães e pessoa a essa arte como uma fonte de renda mas para que isso aconteça preciso de ajuda no projeto de um forno que possa se tornar acessível a mim na construção.Se puder me ajudar agradeço deste já pois acredito que pequenas mudanças ajuda uma comunidade a mudar . email mileidemell@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Você possui algum contato do professor Francisco que poderia fornecer.
    Estou interessado em solicitar o esquema de construção do forno.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,
    Você possui algum contato do professor Francisco que poderia fornecer?
    Estou interessado em solicitar o esquema de construção do forno.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir