CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



domingo, 24 de outubro de 2010

Oficinas do Contaf 2010: como construir um forno portátil

Francisco Alessandri, o Xico, estudante do curso de Artes Aplicadas da UFSJ e ceramista profissional, propôs uma oficina de construção e queima em forno portátil para cerâmica.
Seu projeto vem de pesquisas feitas sobre o Shichirin, forno japonês a carvão que mimetiza um braseiro ou "grill". A corpo do forno é um vaso torneado de argila chamotada.
Outros acessórios, todos em argila chamotada, são a tampa abobadada com furos, placas internas para sustentar a tampa e um bocal redutor, como vistos na foto.

Após biscoitar a peça, Xico revestiu o interior com manta de fibra cerâmica de 1 polegada, amarrando as placas internas com fio de Kanthal.
Francisco Alessandri e seu forno portátil para cerâmica.
Durante o Contaf 2010 (São João del Rei), Xico compartilha o processo de pesquisa, construção e queima com os participantes do congresso, na oficina "Como construir um forno portátil".
Xico acopla o termopar digital a bateria, para observar e controlar a temperatura durante a queima.
Construída uma fornalha de tijolos comuns, Xico faz a queima com carvão e lenha. Usa um secador de cabelo para criar circulação de ar quente no forno.

Este forno portátil para cerâmica atingiu 1.100 graus e estas são as peças nele queimadas. Algumas delas estavam esmaltadas.
Fotos: Luciana Chagas
Posted by Picasa

10 comentários:

  1. Percebe-se que não é difícil fazer esse forno. Es-
    tive no CONTAF, mas não assisti à oficna do XICO,
    infelizmente.
    Aqui em Salvador algumas pessoas estão me pergun-
    tando se o XICO não disponibiliza apostila sobre
    a elaboração desse tipo de forno.

    ResponderExcluir
  2. TROCANDO EM MIÚDOS: o Xico não vende apostila sobre esse tipo de forno ?

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu,
    não tenho uma apostila mas qualquer dúvida pode me procurar.

    ResponderExcluir
  4. Xicão é demasssssssssssssssssssssss,sabe muitoooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, fascinante este pequeno forno!

    ResponderExcluir
  6. Xico, gde projeto.. mas não quero fazer um não... arruma um jeito de colocar em produção e me manda a fatura... quero testar umas pizzas paulistas nele... Parabéns..

    ResponderExcluir
  7. Xico, excelente ideia...
    seria possivel algumas modificações para assar pizza???
    rogerio@inoxpool.com.br

    ResponderExcluir