CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Forno de Papel (parte 2)

Aqui, estamos colocando as peças sobre as prateleiras do forno. As peças já estão biscoitadas, e foram borrifadas com sal, carbonato de cobalto, carbonato de cobre e óxido de ferro. Algumas peças foram amarradas com fio de cobre (que queima e dá efeitos na peça), e outras contém bombril (lã de aço), que também produz manchas.
Nós utilizamos cacos de prateleiras refratárias quebradas. Como esse é um forno que dá choque térmico no mobiliário, além de a queima conter sais, não vale a pena usar prateleiras novas.

As crianças da escola Catavento aproveitaram e assistiram a esse momento da montagem do forno...

Estamos jogando serragem sobre as peças, e empilhando-as entre cavacos de madeira. Cuidado para não colocar muita madeira entre as peças, senão quando ela se queimar, as peças podem se chocar umas contra as outras.

Tudo empilhadinho, uma desordem bem organizada!

SAL CISNE! O melhor para sua queima de cerâmica! Olha o merchan...

Estes são os nossos homens fortes: Marcopolo (dir) e Carlos! Artista plástico tem que ter força bruta, tá pensando que é fácil?
Após a colocação das peças, espalhamento de sal e outras tranqueiras, cobrimos o montante com as lascas de madeira das esculturas do Carlos: cedro de primeira!


Aqui, o Jorge está fazendo uma estimativa da altura que o forno terá.
(Fotos: Bárbara Anderaos)

Posted by Picasa

Um comentário: