CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



sábado, 2 de outubro de 2010

Forno de papel (parte 1)

Primeiramente, a preparação da barbotina para a cobertura do forno: quebra-se a argila seca e tritura-se com um martelo ou macete. Nós estamos usando tijolo refratário pesado como pilão.
Enche-se uma bacia com água até a metade, pois com a adição da argila, o volume vai aumentar. Joga-se lentamente a argila seca triturada sobre a superfície da água, sem mexer. Deixa-se descansar por meia hora e só então mistura-se a argila.

O resultado é esse: uma lama grossa, mas não muito. Servirá para molhar as folhas de papel que cmporão as camadas da parede do forno de papel.

Paralelamente, ourto grupo (neste caso o Jorge e o Marcopolo), começa a construir a base do forno, com tijolos comuns, de barro. Eles sugeriram colocar areia sobre os tijolos, para melhorar o isolamento térmico.

Depois de duas camadas de tijolos para o assoalho, foi construída uma parede de duas fiadas entrelaçadas de tijolos, deixando um buraco no centro, que será a câmara de alimentação de combustível.
Fazemos uma estrutura utilizando tijolos furados (tijolo baiano), que permitirão a circulação de ar. Os tijolos devem ser montados em forma de raios, para servir de base às prateleiras. Entre os raios será colocado o combustível:
Primeiro, uma camada de carvão: o carvão tem grande potencial calorífico, queima mais lentamente, então servirá de base para os outros combustíveis (a lenha, os cavacos e a serragem).
(Fotos: Luciana Chagas)

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. muito legal este forno...
    eu seou artesao e gostaria quando vcs tiverem um oportunidade de encinar, podemos trocar informacoes....sou aqui de Amambai-MS.
    faços peças em ceramica e tambem em mosaico.
    www.bsartesanatos.com.br
    abraços

    ResponderExcluir