CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Diário de Nina Hole no Brasil:décimo terceiro dia

Segunda, 18 de outubro de 2010:
A escultura recebe uma tela aramada, estruturada com vergalhões: sobre ela será fixada a manta de fibra cerâmica.
Willians traz as caixas de manta. Caio e Nina conferem os detalhes.

Agora, elas começam a se preparar para manusear a manta de fibra. Vestem casacos impermeáveis para proteger a pele da poeira da fibra, além de máscaras e luvas de borracha.

Marcopolo e Marcelo também participam desta etapa.
Há uma forma especial de prender a manta: A mais grossa, de 2 polegadas, fica nas camadas de baixo. Cada camada tem uma sobreposição, que é amarrada com arame e um terminal de argila, como um botão.
Eles desenrolam a manta de 1 polegada para a terceira camada...
Marcelo fixa a fibra com o arame.
A cada camada, devem ser fixados todos os "botões".

Detalhe do botão.
Inês Antonini, que esteve presente e ajudou em todo o processo, segura o andaime para o manuseio das camadas superiores.
Marcopolo e Ann-Charlotte fixam a última camada superior de fibra.
Quando o processo se completa, sem perder tempo nem parar um minuto, Nina já organiza com Ann-Charlotte o início da queima com a lenha. Aqui, vemos Ann-Charlotte acendendo o braseiro.
Ele irá queimar lentamente, para aquecer a escultura aos poucos. Durante as próximas 24 horas, não passará de 100 graus.
Fotos: Luciana Chagas
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Luciana, muito bom poder acompanhar todo o processo de construção da escultura de Nina hole, já que não poderei estar no congresso e vêr de perto.

    Um abraço a todos!!!

    Eliana Mota

    ResponderExcluir
  2. Eu também agradeço a oportunidade única... tão bem reguistrada e narrada!!!!!!!!!! Obrigada Luciana!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir