CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CONTAF 2010

Artistas nacionais e internacionais se reúnem em São João Del Rei (MG)

Cidade será palco do 7º Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo (Contaf) que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro; evento vai reunir grandes nomes da cerâmica do Brasil e do mundo

Pela primeira vez em Minas Gerais , o Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo (Contaf), considerado o maior do país, será realizado em São João Del Rei, localizada no Campo das Vertentes. O evento, que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, será um espaço de divulgação dos trabalhos e técnicas desenvolvidas na cerâmica artística como a decoração e utilitários e demais artes do fogo como o vidro e pintura em porcelana a faiança.

Durante os quatro dias do Contaf, os participantes também poderão conferir as novidades e tendências em decoração de louça e porcelana. Além disso, poderão assistir a filmes, documentários e reportagens sobre essa arte em vários momentos da programação do evento. Na ocasião, lojas e galerias da cidade serão ocupadas com exposições de artes em cerâmica como a mostra Contaf de cerâmica artística, a ser realizada no Museu Tomé Portes, e a exposição "O Barro que Encanta", que reunirá as diversas manifestações da cerâmica do Vale do Jequitinhonha.

Paralelamente ao congresso, acontecerá uma exposição onde empresários irão expor artefatos e ferramentas para serem usadas na elaboração de produtos artesanais de cerâmica. Os estandes montados na feira irão mostrar as novidades do mercado da cerâmica, apresentadas pelos próprios empresários do setor.

“Essa é uma excelente oportunidade para artistas e artesãos de toda parte do país discutirem e compartilharem informações relativas à arte da cerâmica”, explica a coordenadora do curso de artes aplicadas da Universidade Federal de São João Del Rei, Zandra Miranda. A programação, para todas as idades, reúne 40 palestras, mais de 20 oficinas demonstrativas e clínicas de atendimento em gestão de negócios e debates. As inscrições estão abertas a artistas e ao público em geral.

Atrações Internacionais

Uma das principais atrações será a artista dinamarquesa Nina Hole que confeccionará uma de suas famosas esculturas de barro que será queimada na presença de todos, dando origem a uma obra de arte em cerâmica. Pronto , o monumento será um presente da artista para a cidade de São João Del Rei.

Nina é membro da Academia Internacional de Cerâmica, da União Artística Dinamarquesa e co-fundadora do Centro Internacional de Cerâmica Guldagergård' na Dinamarca. Considerada uma das ceramistas mais importantes do mundo, faz da arte em cerâmica um espetáculo público ao confeccionar suas peças em grandes espaços e aos olhos de todos.

Nina começou a desenvolver esculturas flamejantes em 1994 e realizou diversas experiências até chegar a uma combinação entre técnica e materiais que permitisse a queima da escultura. Enormes e ocas, as obras são construídas com orifícios que permitem a passagem do fogo e do calor. No final da queima elas se transformam num grande espetáculo, de beleza ímpar.

Encontro Brasileiro de Artesãos da Terracota

Também, paralelamente ao Contaf, será realizado o Encontro Brasileiro de Artesãos da Terracota, que reunirá artesãos de várias partes do Brasil e especificamente do Vale do Jequitinhonha e Salinas, além de artesãos da etnia Xakriabá, cujo território está localizado no norte de Minas. A terracota, cerâmica queimada em baixa temperatura é um material amplamente utilizado para a expressão tridimensional de artistas e artesãos de todos os tempos, e este encontro trará a oportunidade de troca de experiências, demonstrações e trocas na experiência de vendas entre os participantes do evento.

São João Del Rei

A cidade de São João Del Rei, localizada a 180 km de Belo Horizonte, foi eleita em 2007 como a Capital Brasileira da Cultura. Neste ano foi escolhida pelos organizadores do Contaf por ser um polo do artesanato mineiro. Além disso, em São João está a única universidade que oferece curso de graduação em Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica de Minas Gerais. O objetivo do curso é aliar a técnica milenar e o conhecimento empírico da arte em cerâmica com o conhecimento científico e a tecnologia desenvolvida pelas engenharias dentro da UFSJ, principalmente na área de Física e Química dos materiais. Assim, pretende preparar o profissional com qualidade para o mercado de trabalho, fazendo da cerâmica seja uma atividade lucrativa.

A arte do fogo

Desde os primórdios o fogo atraiu a atenção do homem. Por seu calor, seu poder e pela luz que irradia, o fogo tornou-se o grande elemento transformador da realidade humana. O evento apresenta atividades artísticas que necessitam de fogo para se concretizarem.

Segundo Guiardullo, as Artes do Fogo possuem um aspecto exclusivo, porque exigem, além da técnica, muito talento por parte dos artistas. “A história do artesanato mineiro remonta ao século XVII, durante o Ciclo do Ouro. Mesmo com a decadência desse ciclo, as técnicas artesanais continuaram a ser desenvolvidas, com influências diversas”, explica um dos organizadores do evento, Paschoal Guiardullo.

Produção artística movimenta economia

O mercado de artefatos em cerâmica artística é muito importante para a economia brasileira. Minas Gerais foi escolhido por ser referência nacional na produção de artigos feitos com cerâmica, principalmente a região do Vale do Jequitinhonha/Mucuri. Sobre o artesanato dessa região, a sua variedade não se restringe à criatividade dos diversos objetos criados em cerâmica, à qualidade, variedade e originalidade de suas formas, ou às magníficas superfícies em terra sigillata, comumente difundidos como característicos do Vale do Jequitinhonha. Além da cerâmica, a região apresenta variadas peças artesanais em palha, bambu, madeira e algodão, reservando aos distintos municípios o domínio das técnicas e dos modos de produção da sua arte.

7º Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo (Contaf)

Data: 19, 20, 21 e 22 de outubro

Local: São João Del Rei - Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)Inscrições podem ser feitas pelos telefones: (11) 5071-0011 ou (11) 5594-5184

Outras informações no site: www.contaf.com.br

Assessoria de imprensa

Ana Paula Assis / Sabrina Beckler

Com Você Comunicação

Tel: (31) 3309-9500 / 9925-5186/ 9738-2947

redação@comvocecomunicacao.com.br / sabrina@comvocecomunicacao.com.br

Programação

-Queima em forno Anagama - Adel Souki

-Porcelana, Grês e Faiança: Diferenças e Formulações - Maurício B. Lima

-Cerâmica Guarany: Mulheres que fazem Cântaros - Lalada Dalglish

-A cerâmica e a Inclusão - Adelaide Barbosa Martins

-Marketing para Artistas – Caio Giardullo

-Justificando A Poética e a Construção Artística Através do Barro - Cleide Aparecida Vieira

-Processos Metodológicos utilizados na Escola de Azulejaria de São Luis - Daniele Bastos Segadilha

-A Cerâmica e a Obra de Celeida Tostes - Elaine Regina dos Santos

-Cultura material cerâmica do grupo Suruí, Rondônia: Continuidade e mudança cultural de 1970-2010 - Jean-Jacques A Vidal

-Caminhos da Cerâmica em Cunha-SP - Kleber José da Silva

-Grês Colorido - Leonor Lopes

-Esmaltes Transparentes e as Argilas Nacionais - Magali TavellaErcolin

-A terra que virou poesia: Arte da Cerâmica em Toshiko Ishii - Marcia NorieSeo

-Panorama da Cerâmica Popular da Bahia - Marlice Ribeiro Almeida

-De fogo em fogo, um forno construído com tijolos comuns - Nadmea Carvalho

-Engobes - Roger Bally

-Revista Mão na Massa: Como fazer parte deste editorial - Silvana Baierl

-Blocos de Vidro - Théo Giardullo

-Método prático de formulação e esmaltes cerâmicos: Método "empírico-percentual" - Tito Tortori

-Novas tecnologias de restauro: Restauro de azulejos à quente - Thais A. Bastos Caminha Sanjad

-Produção de biscoitos cerâmicos para réplicas de azulejos históricos com a argila de Icoaraci - Carolina de Souza Leão Macieira Gester

-Liberdade- cerâmica com crianças de Parati –RJ - Célia Flud

Oficinas Demonstrativas

- Saggar Firing, feito com placas de argila - Lú Leão

- Confecção de Formas de Gesso Caseira - César Barbosa

- Dominando o Torno - César Barbosa

- Mosaico com Argilas Coloridas - Cibele Nakamura

- Construção de um Forno Portátil - Francisco Alessandri G. de Andrade

- Extrusora portátil - Marisa Moraes

- Utilibichos - Fabiana Batista

- Forno em Cupinzeiro - Zandra Coelho

- Confecção e esmaltação de Painéis cerâmicos - Fernanda Moreira e Ricardo Minoro

- Desconstruindo a forma - Maurício Flausino

- Forno de papel - Jean Jacques Vidal

-Mulheres no torno - Risolete Bendin

-Rakú e Grafite - Erli Fantini

-Intervenções no cotidiano - Nadia Saad

-Pit Firing - Inês Antonini

-Ocarinas - Giorgio Pacchioni

-Cerâmica do Jequitinhonha - Andréa

-Demonstrações das Figueiras do Vale - Dna.Zezinha

-Demonstrações de Artesão Xakriabá - Dna. Dalzira

-Cerâmica do Jequitinhonha - Deusani

-Cerâmica do Jequitinhonha - Rita

-Cerâmica do Jequitinhonha - Glória

-Paleteado - MayyKofler

Um comentário:

  1. Olá Luciana.
    Tive o prazer de participar do CONTAF 2010 que me propiciou acrescentar saber e novas amizades nesta cidade encantadora. Pena que era humanamente impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e senti muito ter de optar por este ou aquele.
    Se você tiver como me enviar o contato da minha chará, a palestrante Elaine Regina dos Santos eu agradeceria. elaine.araujo@terra.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir