CONTAF

This blog is written by the Applied Arts/ Ceramics undergraduate course staff, at the Federal University of São João del-Rei, Brazil. We'd like to share our experience, our work and research results and, of course, present our place and introduce you our people.



No ano de 2010 o curso de Artes Aplicadas recebeu o CONTAF - Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, principal evento na área da cerâmica e que foi realizado nas dependências da UFSJ, dias 20, 21 e 22 de outubro.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto de extensão universitária: Produção de garrafas de azeite

A partir do contato com os representantes da marca de azeite de oliva espanhol "La Rambla", recebemos a encomenda de embalagens decorativas em forma de garrafas de cerâmica, para serem distribuídas aos restaurantes que consomem o azeite "La Rambla".
Com o protótipo (acima, ao centro) fornecido pelo encomendante, desenvolvemos um modelo em gesso para ser moldado (abaixo) e reproduzido em grande quantidade, usando-se para isso a técnica de molde ou colagem, com vazado em barbotina (argila líquida).
Acima, processo de reprodução do molde. Abaixo, parte da produção.
Da esquerda para a direita: Molde de gesso, tiragem em barbotina, peça biscoitada, peça com aplicação de esmalte cru, peça esmaltada em alta temperatura, aplicação de decalque em terceira queima e finalmente a peça com acabamento, rolha e adornos.
Com o desenvolvimento desse projeto, esperamos criar uma estrutura de produção profissional, com alunos capazes de resolver problemas técnicos, criar novos produtos e inovar em termos de design e desenvolvimento de processos, além de possibilitar a geração de renda para a Oficina Escola de Cerâmica.

5 comentários:

  1. Muito belas as garrafas e muito legal este projeto.
    Minha cidade, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul apresenta um projeto de produção de azeite de oliva. Quem tiver interesse em conhecer acesse:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI168686-15259,00-OLIVA+VERDEAMARELA.html

    ResponderExcluir
  2. Design simples e elegante. Um verde belíssimo! Parabéns. Espero que sejam apenas as primeiras de muitas das azeiteiras que vamos produzir juntos.
    Um abraço da Equipe La Rambla.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria.
    Estou tentando reproduzir em casa algumas estatuetas com a argila líquida. O problema é que não tenho conhecimento de como se faz o molde para ser preenchido com a mesma.
    A peça final é ôca, com um efeito de "casca de ovo", logo o molde não é tão fácil para mim. Por favor, se alguém souber de algum tutorial explicando, me passem essa informação. Já procurei muito pelo google e não existe esse método. Obrigado. marcos_comercial@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá..vc descobriu como chegar na garrafa ôca?? Também preciso saber..se sim, compartilhe conosco por aqui

      Excluir
  4. Que bacana. Adorei o projeto e a ousadia!

    ResponderExcluir